Web Analytics
12 de fevereiro de 2019

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

12 DE FEVEREIRO: Uma data para ser sempre lembrada ou esquecida? Há um ano quadrilha explodia bancos em Macarani.

No dia 12 de fevereiro de 2018 o RGBAHIA publicava a seguinte  manchete:  CARNAVAL DO MEDO – Bandidos explodem agência do Banco do Brasil e Posto do BRADESCO em Macarani.

Exatamente isso: hoje 12/02/2019 faz um ano que a cidade de Macarani sofreu o maior e pior ataque de uma quadrilha de assaltantes as suas agências bancárias. No dia 12 de Fevereiro de 2018, elementos fortemente armados e portando grande quantidade de explosivos, por volta das 02h30 da madrugada explodiram os caixas eletrônicos da Agência do Banco Do Brasil e do Posto Avançado de Atendimento do Bradesco.

Após o ato criminoso os bandidos ainda levaram como reféns dois guardas noturnos que foram liberados logo na saída da cidade na rodovia BA 130. A ação dos bandidos mergulhou a cidade num período de trevas econômicas que até hoje não teve a luz restabelecida.

Primeiro suspeito a ser preso. James Bezerra.

Resposta rápida da Polícia: Dois dias depois, a Polícia apresentava o primeiro envolvido no crime. O jovem macaraniense, James Bezerra foi preso no dia 14, e a partir daí praticamente toda a quadrilha foi capturada inclusive com alguns elementos mortos em confronto com a Polícia.

Esforço da sociedade e envolvimento dos políticos deu resultados. No dia 04 de maio uma audiência pública na Câmara De Vereadores, mostrou que havia um esforço da sociedade para que houvesse uma solução para o caos em que a cidade estava mergulhada.

No dia 04 de junho, o Banco do Brasil cumpria a promessa de reabrir a agência com funcionamento dos serviços burocráticos de atendimento mas sem trabalhar com numerário (dinheiro).

Resposta da Justiça – No dia 06 de agosto a Dra, Giselle Cunha Guimarães Ribeiro, condenava prisão os principais elmentos capturados e presos como integrantes da quadrilha de assaltantes.

A condenação mais leve coube ao macaraniense, James Bezerra, ou James Cabeção, o primeiro a ser capturado pela Polícia e que era o motorista da
quadrilha. Ele pegou a pena de 09 (nove anos)
um mês e um dia de prisão em regime fechado.

Rogério Oliveira Gomes O Deinha, caseiro de uma residência em Itapetinga e que
escondeu a quadrilha na fazenda em que trabalhava, foi condenado pela Justiça à pena de 13 (treze anos) e 30 dias de prisão. Rogério foi apontado como o elemento que traçou a rota (mapa) do crime e ajudou vários
membros da quadrilha a fugirem.
Joílson Delmiro Gonçalves, morador do Bairro Primavera em Itapetinga, foi apontado como um dos chefes da quadrilha e mentor do assalto, pegou a maior pena entre os condenados. Joílson foi condenado pela Dra. Giselle a 18 (dezoito) anos, dois meses e dois dias de reclusão.

Ainda existem alguns elementos que não foram capturados, entre eles Vagno Ferreira Santos (o Nêgo), apontado pela Polícia como sendo um dos chefes e mentor intelectual do crime, considerado de alta periculosidade.

27 de setembro, oito meses depois o Bradesco reabre as portas em Macarani com um novo PA mais moderno, eficiente e com serviços completos.

 

30 de novembro, o Banco do Brasil não consegue cumprir com o prazo de reabertura total da agência. Em seguida exige que Macarani crie o Conselho Municipal de Segurança pública.

04 de janeiro de 2019, a fim de agilizar a reabertura do Banco do Brasil os Vereadores aprovam o Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Segurança Pública.

Pedro Soares, Gerente do Banco Do Brasil.

08 de fevereiro de 2019, o RGBAHIA entrevista o novo Gerente do Banco Do Brasil, Pedro Soares que garante até 1º de março a volta de todos os serviços prestados pela agência.

12 de Fevereiro de 2019: Um ano se passou, o PA do Bradesco está em funcionamento desde quando foi reaberto com melhores condições de conforto e atendimento a população.

E faltam 17 dias para que o Banco do Brasil cumpra com aquilo que foi declarado pelo novo Gerente, Pedro Soares, de que no dia primeiro de março o banco estará funcionando em sua plenitude.

Compartilhe via: