Web Analytics
23 de janeiro de 2019

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

VÍDEO, COBRAS – Elas agora estão invadindo as casas, muito cuidado. Biólogo explica a grande incidência de cascavéis na região.

Desde que começou o verão que a Região Sudoeste (toda a região), vem sofrendo com o aparecimento de cobras em grande profusão sendo que a mais comum é a  Crotalus Terrificus, nome científico da cobra cascavel.

Em Macarani: Apenas como exemplo, entre os bairros Osvaldo Pistola, Jardim das Rosas e Jardim Macarani II foram mortas por moradores nos últimos oito dias cerca de 12 cobras dessa espécie. Muitas das cobras mortas estavam no período de reprodução e carregava filhotes na barriga prontos para serem expelidos para fora.

Elas estão no período de reprodução e por isso estão mais agressivas. Cuidado!

 Nesta época do ano aumenta a presença de animais peçonhentos nas estradas, veredas e terreiros . Um dos motivo da presença das cobras é o acasalamento que, segundo o veterinário e biólogol,  Ricardo Martins, ocorre no período da primavera, ou seja, após o período mais frio do ano, a maioria das espécies de serpentes entra em época reprodutiva. A elevação da temperatura, do tempo de exposição à luz e da umidade relativa do ar predispõe ao acasalamento.

Mas a grande incidência em Macarani muito acima do normal, se deve também a um grande incêndio que no último mês de novembro atingiu várias fazendas entre os municípios de Maiquinique e Macarani, além das queimadas habituais que expulsaram as cascavéis e outras cobras para os perímetros urbanos.

Quase sem predadores naturais, as cascavéis encontram nas cidades o ambiente propício para a reprodução pois encontram abundância em alimentação como ratos e sapos e também sombra.

Segundo informações: pelo menos cinco pessoas já foram atendidas vítimas de picadas de cobra em Macarani, inclusive um trabalhador rural se encontra internado em Itapetinga após ter sido picado por uma cascavel. O que se aconselha é bastante cuidado, e a turma dos banhos de rio e cachoeiras deve ter cuidado redobrado ao frequentar os balneários existentes no nosso município e região.

Brincadeira perigosa: No vídeo que colocamos a disposição de vocês, uma cascavel apareceu no interior de uma residência no bairro Inaracam em Macarani.

Compartilhe via: