Web Analytics
13 de janeiro de 2021

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

SABENDO USAR NÃO VAI FALTAR – SAAE Alerta população sobre situação crítica do abastecimento de água de Macarani.

O cidadão olha pro céu, agradece a Deus por mais um bom ano de chuva e pensa: “esse ano não iremos ter problema de abastecimento de água, chove bastante e estamos garantidos.”

Infelizmente não é assim que a banda toca, há mais de sete anos que Macarani e a região vem tendo ciclos regulares de chuva de acordo as estações, a natureza tem feito sua parte. Mas, infelizmente a ação do homem e no caso específico  a falta de ações do  Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Macarani, não contribuem para que esse pensamento positivo se concretize.

Em outubro de 2018, o RGBAHIA, mostrou através de uma matéria especial a situação da barragem construída sobre o Rio Manjerona, e que naquela época já era uma peneira cuja água escorria pelos buracos e deixava o abastecimento da cidade comprometido, enquanto a água da pingadeira que consumiu milhões de reais tinha abastecimento de sobra para uma cidade de cem mil habitantes e nunca funcionou para Macarani. Reveja a matéria clicando aqui: http://revistageralbahia.com.br/2018/10/15/documentario-especial-rgbahia-tvweb_15/

E nesta terça-feira, 12,  o SAAE de Macarani, nos enviou uma nota para que informasse a população com o seguinte comunicado:

O SAAE, SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO de Macarani-Ba, avisa aos clientes e consumidores que em razão das altas temperaturas, do alto consumo e do crescimento populacional, o sistema de tratamento não consegue tratar a quantidade de água suficiente para o abastecimento, em razão dos equipamentos velhos e subdimensionados, além de operar por mais de 20 anos com a mesma bomba de captação. Neste momento estamos operando quase 24h para equilibrar o abastecimento, bem como, buscando soluções para os problemas deixados pelas administrações anteriores. Por isso solicitamos a todos que  aumentem os reservatórios de água e façam o uso da mesma de forma consciente.”

O SAAE conta com a compreensão de todos.

FOTOS DE ERICSON ARAUJO NA TARDE DE 12/01/2021.

Usar a água de forma consciente e racional é um dever de todos os consumidores, até porque o uso indiscriminado e irresponsável também dói no bolso quando a conta chega no final do mês. Mas, infelizmente os mais penalizados são justamente os consumidores que as vezes nem tem para pagar sua conta em dia, e, sequer podem pensar em aumentar sua reserva de água.

Compartilhe via: