Web Analytics
28 de abril de 2021

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

PRECISA ESCLARECER – Consumidores reclamam e Vereadores querem esclarecimentos do SAAE.

O assunto desta matéria já foi abordado recentemente aqui no RGBAHIA, inclusive com esclarecimentos do Diretor do SAAE Nei Anjos, sobre o questionamento de aumento na taxa de água. Mas, na noite da última segunda-feira, o assunto foi levado a Câmara de Vereadores, que pretende solicitar novos esclarecimentos a direção da empresa que é uma Autarquia gerida pela Prefeitura Municipal.

Segundo o Presidente da Câmara, Marlon Sousa, vários consumidores de diferentes partes da cidade o procuraram para reclama do aumento no valor das contas, e questionando se a Câmara havia votado alguma alteração no valor da tarifa de água da cidade. Foi exatamente essa questão da suposta participação da Câmara que levou o Presidente a se pronunciar, uma vez que não houve esse ano nenhuma discussão sobre aumento da tarifa no Legislativo Municipal.

Mas, se também não houve nenhuma discussão ou votação na Câmara, que não tem autonomia para aprovar aumento da taxa de água, também não existe no Diário Oficial do Município, nenhum decreto ou portaria expedida pela Prefeita Selma Souto autorizando aumento na taxa de água para os consumidores.

Sobre as contas de água, nossa produção procurou ouvir o atual Diretor do SAAE de Macarani, Nei dos Anjos, que nos informou não ter havido nenhum aumento nos últimos meses, muito embora os insumos para o tratamento do produto que chega às residências tenham aumentado muito. “O que ocorre neste período de verão com temperaturas elevadas e muito calor, é que as pessoas consomem muita água, aumentam o número de banhos diários e não se lembram que na sua casa tem um hidrômetro que vai indicar  o consumo e o valor a ser cobrado. Mesmo assim, pedimos as pessoas que acharem os valores altos para que procurem o escritório do SAAE, leve as contas e iremos enviar um técnico até a residência para verificar se não há algum vazamento que esteja causando consumo exagerado, e então iremos fazer a correção dos valores caso a culpa seja do SAAE.”

E no último dia 06 de abril, numa iniciativa da Vereadora Pauline Porto (PSD), os Edis se reuniram com a direção do SAAE, onde foram pedir esclarecimentos sobre as dívidas da empresa com a Coelba que acionou o devedor na Justiça. Como os vereadores, inclusive o próprio Presidente Marlon Sousa, requisitou documentos que remontam desde o ano de 2016 então o Diretor do SAAE requisitou tempo para efetuar o levantamento solicitado.

Assista no vídeo o que disseram os Vereadores sobre esses dois assuntos em debate na Câmara.

Compartilhe via: