Web Analytics
11 de junho de 2021

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

11 DE JUNHO – Dia do Educador Sanitário e Dia da Marinha Brasileira.

11 de junho é o 162.º (centésimo sexagésimo segundo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 203 dias para acabar o ano de 2021.

O Dia do Educador Sanitário é celebrado anualmente em 11 de junho.

Esta data homenageia a atividade do profissional que investiga, alerta e orienta a população sobre os cuidados higiênicos e sanitários adequados para evitar problemas de saúde. Um educador sanitário qualificado deve ser formado e dominar duas zonas distintas: a nível humano e a nível profissional.

Além de ter todos os conhecimentos sobre a realidade da saúde de determinada área em que atua, o educador sanitário também deve desempenhar o seu trabalho baseado nos valores humanos, mantendo um equilíbrio psicológico e emocional.

Como formas de comemoração, nesta data são reforçadas as atividades de conscientização civil e governamental sobre todos os cuidados que devemos ter para evitar a proliferação de doenças. A educação sanitária passa desde os cuidados higiênicos com o corpo e o ambiente em que habita, até a preservação do ecossistema local.

O primeiro curso para a formação do Educador Sanitário foi oferecido pela Universidade de São Paulo, em 1920. Entretanto, com a abertura das faculdades de enfermagem, houve uma diminuição pela procura desta carreira. Atualmente, o foco da educação sanitária está voltado para a educação em saúde.

O Dia da Marinha Brasileira é comemorado anualmente em 11 de junho.

Esta é uma data de extrema importância para a nação, pois homenageia a Marinha do Brasil, uma das Forças Armadas responsável por proteger as fronteiras marítimas do país, com mais de 8,5 mil quilômetros de extensão.

A principal missão da Marinha é proteger a pátria. Em períodos de paz, a Marinha atua como guarda costeira, protegendo o litoral brasileiro de possíveis invasões. Atualmente, o Brasil possui 16 portos principais e 4 grandes terminais, por onde circulam aproximadamente 26 mil navios por ano.

Origem do Dia da Marinha

Esta data é uma homenagem à primeira batalha naval representativa do Brasil: Batalha Naval do Riachuelo, que ocorreu em 11 de junho de 1865.

De acordo com a história, a esquadra da Marinha Brasileira, comandada pelo Almirante Barroso (1804-1882), combateu durante 8 horas contra os paraguaios, que tiveram as suas esquadras parcialmente destruídas.

 Após esta batalha, os paraguaios perderam a iniciativa e somente combatiam para defender-se. Por sua atuação, o Almirante Barroso recebeu o título de Barão do Amazonas.

Compartilhe via: