Web Analytics
24 de julho de 2021

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

NÃO É AUMENTO DE TARIFA – SAAE faz revisão nas tarifas básicas de água, o que não ocorria desde 2014. Macarani ainda fica com a tarifa mais barata da região.

Esta semana o Diário Oficial do Município, trouxe a tabela de reajuste das tarifas básicas para o consumo de água do Município que é oferecido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Macarani. Na verdade a revisão ou adequação de taxa é autorizada pela Lei Nacional de Saneamento Básico, que determina a revisão tarifária anual.

E segundo o Diretor do SAAE, Ney Alves, Macarani não tem essa revisão desde 2014, enquanto os insumos para tratamento da água aumentam todo ano encarecendo o serviço e defasando as tarifas.

“Hoje o SAAE paga para oferecer o serviço, porque em sete anos sem reajuste, os custos são muito maiores do que a arrecadação. Mesmo assim, como não é aumento com parâmetros em indicadores econômicos como a inflação, nossa tarifa aqui em Macarani está abaixo das demais cidades da região e é considerada uma das mais baratas do estado da Bahia e também do Brasil.”

Para confirmar o que nos informa Ney Alves, o RGBAHIA foi a busca de contas de cidades vizinhas para a chamada tarifa residencial e comercial de quem consome até 10m cúbicos por mês e colocamos aqui na matéria para quem quiser conferir.

Ainda nesta sexta-feira o Diretor do SAAE Nei Alves, foi convidado a uma reunião com os vereadores para prestar esclarecimentos sobre a revisão tarifária. Essa foi a segunda vez somente este ano em que o diretor do SAAE foi chamado a prestar esclarecimentos, ele compareceu nas duas vezes e sempre deu explicações convincentes aos representantes do Legislativo Municipal.

E se alguém pensa que o reajuste passa pelo débito absurdo deixado pela administração passada com a Coelba ou da dívida do INSS. Ouça os esclarecimentos do Diretor do SAAE no áudio abaixo.

Mas atenção! o reajuste só será aplicado a partir das contas de setembro.

Compartilhe via: