Web Analytics
11 de setembro de 2021

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

CRAQUE SEM JOGAR BOLA – Hoje é Dia do Árbitro de Futebol!

Neste sábado 11 de setembro, comemora-se o Dia do Árbitro de Futebol, ou no popular: o Dia do Juiz. E Macarani hoje tem do que se orgulhar, porque tem o seu craque representante neste setor do nosso esporte em nível nacional, o nosso Eziquiel Souza, Zico para nós. Ele que ontem esteve atuando pela Série B do Campeonato Brasileiro no jogo Vitória e Remo, onde infelizmente o Vitória que estava ganhando por 1×0 tomou a virada para 2×1.

Mas, na visão do árbitro, quem é essa figura que sofre tanto com críticas a cada partida que atua? Para responder a essa pergunta o RGBAHIA, buscou a resposta com o próprio Zico, e ele redigiu com exclusividade o artigo abaixo.

O árbitro (no Brasil chamado de juiz na linguagem coloquial) é o indivíduo responsável por fazer cumprir as regras, o regulamento e o espírito do jogo ou desporto ao qual estão submetidos e intervir sempre que necessário, no caso quando uma regra é violada ou algo incomum ocorre.

Assegurar o cumprimento das leis do jogo de forma imparcial, estar atento às faltas dos jogadores, controlar o tempo de duração da partida. … Ao nível psíquico é importante ser tolerante, imparcial e neutro, para além de uma grande resistência psicológica.

Em Macarani temos o árbitro Eziquiel Sousa integrante do quadro da FBF e CBF, já com 15 anos de profissão tem sido representante da cidade nessa atividade tão nobre dentro do esporte, contudo no futebol.

Zico como todos conhecem, começou aí muito jovem a trabalhar como árbitro, aos 18 anos se formou e iniciou sua trajetória, aos 27 em 2015 chegou para integrar ao quadro da CBF e foi eleito o árbitro revelação do campeonato Baiano, mas como nem tudo na vida são flores no final do mesmo ano deixou a seleção nacional. Mas continuou trabalhando a nível estadual de forma expressiva.

Em 2019 voltou a compor a lista da CBF, com mais experiência o árbitro tem se condicionado nos quatro pilares que a arbitragem tem como principal para um bom profissional  que são eles: técnico, físico, mental e social.

Em 2020 foi novamente eleito pela nova comissão de árbitros da FBF (Federação Baiana de Futebol) árbitro revelação do estadual, onde trabalhou em seis  jogos entre eles a semifinal entre Bahia x Jacuipense.  Eziquiel tem começado a despontar no cenário nacional, esse ano fez muitos jogo de campeonatos brasileiros: feminino, sub-20, aspirantes e três jogos da série-D onde teve ótimas avaliações.

“Tenho buscado me preparar todos os dia em todos os pilares, a arbitragem ela te oferece oportunidades e você precisa está pronto para galgar novos caminhos. Acredito que tenho junto com minha comissão trabalhado de forma correta, assim objetivando novos desafios.”

“Deus tem sido meu guia e fortaleza nessa luta diária onde sempre tenho longas viagens, minha família a base para que eu possa desempenhar da melhor forma possível meu trabalho, meus amigos  são o combustível com energia positiva, sempre na torcida”

Compartilhe via: