Web Analytics
16 de setembro de 2021

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

CADÊ MINHA CHAPA? Programa Sorriso Bonito faz entrega de próteses dentárias a pessoas banguelas em Macarani.


Quem de nós nunca ouviu essa frase ???  A banda Titãs, inclusive lançou um álbum em 1987 chamado : Jesus não tem dentes no país dos banguelas.

Brasil tem 20 milhões de banguelas.  De acordo com a ABO (Associação Brasileira de Odontologia”, o país tem cerca de 1 bilhão e meio de dentes cariados, cada brasileiro tem aproximadamente 30% de seus dentes com cárie – e mais de 70% da população com mais de 50 anos já perdeu todos os dentes.

E até bem pouco tempo em época de políticas recentes, era muito comum os candidatos contratarem os protéticos (dentistas práticos não formados), para que os mesmos não só extraíssem os dentes de supostos eleitores como também fabricassem as dentaduras para os mesmos, (as conhecidas chapas). E por conta dessa prática clientelista, muitos crimes foram cometidos contra a saúde bucal, porque muitas pessoas que poderiam ter tratado a dentição ficaram totalmente banguelas.

Hoje, o tratamento dentário mais simples como canal, limpeza e extração dos dentes pode ser feito pelo SUS. Mas, aparelho ortodôntico, implante dentário e outros procedimentos só para quem têm plano de saúde ou pode pagar tratamento odontológico particular.

EXCELÊNCIA EM PROTEÇÃO VEICULARSegurança para seu veículo e tranquilidade para sua família.

Mas, e os banguelas, algumas vítimas da nefasta prática política que citamos no início da matéria como ficam? Em Macarani, um programa pioneiro está sendo realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde e fazendo sucesso. É o programa “Sorriso Bonito”, que está sendo realizado no PSF Ermita Pessoa do Marjorie Parque.

EQUIPE DO PROGRAMA SORRISO BONITO.

O programa consiste em cadastrar pessoas banguelas, cuidar de algum dente que ainda reste em condições de ser tratado se for o caso. Se não for esse o caso, a pessoa banguela vai receber uma prótese dentária, isso mesmo a “chapa” e ao menos ficará esteticamente com dentadura nova e sorriso de orelha a orelha.Em breve, o programa “Sorriso Bonito” vai estar sedo disponibilizado para as outras unidades de saúde do Município.

Compartilhe via: