Web Analytics
18 de janeiro de 2022

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

18 DE JANEIRO – Dia Mundial do Riso, Dia da Manicure e da Esteticista.

18 de janeiro é o 18.º (décimo oitavo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 347 dias para acabar o ano de 2022.

18 de janeiro se comemora o Dia Mundial do Riso

Retrato da felicidade, motivo pelo qual o palhaço se apresenta, o mais puro gesto estampado no rosto de uma criança… O que todos esses pontos têm em comum? Muito fácil. Todas são diferentes formas de caracterizar o riso, ato pelo qual muita gente identifica a alegria e mais uma enxurrada de sentimentos bons.

Como forma de deixar marcado o riso no ano, nada mais justo que lembrá-lo com um dia inteiramente dedicado a ele: 18 de janeiro. Em tal data se comemora o Dia Mundial do Riso. Além de ser mais um motivo para lembrar o que pode fazer uma pessoa sorrir, a data também gera uma “maré” de bons sentimentos.

Origem do Dia Mundial do Riso

Antes de chegar a um consenso sobre a data, alguma coisa teve de acontecer para marcá-la assim, de forma tão especial. Tudo começou no ano de 1995, quando o médico indiano, Madan Kataria, resolveu fundar o primeiro clube da risada. O local nasceu com o intuito terapêutico, usado para arrancar boas gargalhadas das pessoas em tratamento, já que, segundo ele, rir ajudava no processo.

Para que o simples fato de rir seja possível, o corpo humano pode chegar a movimentar até 80 músculos. O riso mexe com o cérebro, garganta, coração, tórax, pernas, pés, além do rosto, claro! Segundo estudos na área, essa forma de expressar a felicidade traz efeitos terapêuticos, como retardar o aparecimento das rugas durante o processo de envelhecimento.

Entre os tantos benefícios para a saúde que o riso pode trazer, estão: reduzir o stress, promover a queima de calorias, melhorar a qualidade de sono, fortalecer o abdômen, melhorar a circulação sanguínea, a respiração e a digestão, fortalecer o sistema imunológico, estimular a criatividade e induzir a criação de laços com outras pessoas.

Dia da Manicure

O Dia da Manicure é comemorado no Brasil em 18 de janeiro. Esta data visa homenagear as/os profissionais que se dedicam a cuidar e embelezar as mãos de homens e mulheres, principalmente as unhas.

Para executar o seu trabalho, as manicures precisam ter um bom senso de estética e higiene, duas características fundamentais para garantir o seu sucesso profissional. As manicures são adoradas por suas clientes, pois a relação entre ambas é bastante fraternal e divertida, por norma. Em muitos casos, as clientes e manicures acabam desenvolvendo uma relação de amizade.

O termo manicure entrou na língua portuguesa através do francês, manucure. No Brasil ou em Portugal, por exemplo, também é comum o uso de manicura (para se referir às profissionais femininas) e manicuro (para os masculinos). Originalmente, no entanto, a palavra manicure surgiu a partir do latim manus, que significa “mãos”, e cura que quer dizer “tratamento”. Assim, manicure pode ser literalmente traduzido como “tratamento das mãos”.

Origem do Dia Nacional da Manicure

A profissão de manicure passou a ser oficialmente reconhecida no Brasil a partir da Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012. A mesma lei instituiu o Dia Nacional da Manicure, além da comemoração de outras profissões ligadas à beleza. Assim, no dia 18 de janeiro também se comemora o Dia Nacional do Cabeleireiro, do Barbeiro, do Esteticista, do Pedicure, do Depilador e do Maquiador.

Compartilhe via: