Web Analytics
22 de janeiro de 2022

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

22 DE JANEIRO – Dia de São Vicente, Dia do Sol.

22 de janeiro é o 22.º (vigésimo segundo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 343 dias para acabar o ano de 2022.

Dia de São Vicente

O Dia de São Vicente celebra-se a 22 de janeiro. Vicente de Saragoça, ou São Vicente de Fora, foi um mártir que viveu entre o século III e o século IV, e que se negou a adorar os deuses pagãos. Por essa recusa, Vicente foi brutalmente martirizado até morrer, possivelmente a 22 de janeiro de 304. O seu corpo foi atirado aos animais, mas teria sido protegido por um corvo de ser devorado, o que levou o povo a considerar Vicente um santo.

Com a invasão muçulmana em 713 na Península Ibérica, o corpo de São Vicente foi colocado num barco à deriva no mar, dando à costa no Promontório Sacro, Cabo de Sagres, que passou a chamar-se Cabo de São Vicente.

Afonso Henriques resgatou o corpo de São Vicente aos sarracenos em Sagres e ordenou o envio das relíquias do santo para Lisboa por barco. Segundo a lenda, dois corvos velaram o transporte do corpo de São Vicente, o que levou a uma adoração imensa pelos habitantes de Lisboa. O brasão da cidade de Lisboa alude a esta barca e a estes dois corvos.

Dia 22 de Janeiro é dedicado a Apolo o Deus Sol.

Apolo é um deus da mitologia greco-romana, considerado um dos maiores deuses do Olimpo. Ele é venerado como o deus do Sol, da profecia, da poesia, das artes, da música, da cura, da justiça, da lei, da ordem, do tiro ao alvo e da peste. Apolo é um dos mais amados deuses olímpicos, sendo visto com um deus justo, que defendia a tolerância. Também é conhecido como o deus dos rebanhos e das colheitas.

Representação de Apolo

A representação mais comum de Apolo é de um homem nu, jovem, bonito e brilhante, na qual remete a ideia de ele fosse o próprio Sol. Seus objetos tradicionais são o arco de prata, a lira, o ramo de louro e a palmeira.

Filho de Zeus e Leto, Apolo nasceu na ilha de Delos, quando sua mãe se escondia da esposa de Zeus, Hera. Foi irmão gêmeo de Ártemis, a deusa da caça, da magia, do deserto e dos animais selvagens. Além disso, Apolo era irmão de Hermes, Hefesto, Ares e Atena.

Assim que nasceu, ele foi alimentado com néctar dos deuses e ambrosia. O alimento o transformou diretamente de bebê para homem. Com apenas um ano de idade, ele derrotou a serpente píton, que tentava atacar sua mãe. Auxiliou os troianos na Guerra de Troia salvando em mais de uma ocasião os guerreiros Eneias, Glauco e Hector.

Compartilhe via: