Web Analytics
20 de junho de 2022

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

20 DE JUNHO – Dia do Advogado Trabalhista, Dia do Revendedor, Dia do Vigilante.

20 de junho é o 171.º (centésimo septuagésimo primeiro) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 194 para acabar o ano.

Dia do Advogado Trabalhista.

Comemora-se no dia 20/06 o Dia do Advogado Trabalhista, profissional cuja história é diretamente ligada à criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43). Quando da criação deste decreto se fez de suma importância a figura e a presença  de um representante legal que viesse a defender os direitos de empregados e empregadores.

A existência do Direito do Trabalho no Brasil representa a preservação da dignidade da pessoa humana. Alguns dos direitos resguardados ao trabalhador são o salário mínimo, o recebimento de hora extra e de diferencial por trabalho noturno, além de férias remuneradas e licenças maternidade e paternidade. O advogado trabalhista, além de salvaguardar os direitos patronais e do trabalhador, tem uma finalidade social, visando o equilíbrio entre a hipersuficiência e a hipossuficiência.

Ser Advogado Trabalhista é atuar no cerne, estar no centro das mais diversas demandas e discussões que englobam e envolvem o direito de viver com dignidade, o direito à vida, o direito a saúde, o direito a bom ambiente, o direito ao lazer, o direito ao respeito, o direito de estar integrado na vida econômica, na vida social e na vida laboral do País. O direito de ser verdadeiramente cidadão, gente, ser humano, enfim a proteção ao direito do trabalho.

Dia do Revendedor

O Dia do Revendedor/Revendedora é comemorado anualmente dia 20 de junho. A data homenageia aqueles que se dedicam a vender produtos e serviços de forma autônoma. A profissão cresceu muito durante o século XX, quando a sociedade de consumo se expandiu. Para ser um bom profissional, o revendedor deve ter qualidades como simpatia, falar bem, noções de contabilidade e conhecimento sobre o produto que está oferecendo ao cliente.

No Brasil, a profissão foi regularizada pela lei Lei nº 4.886/65 que seria modificada em 1992. Aqui, os revendedores são muito populares, especialmente entre as mulheres, que vendem produtos de cosméticos e assim podem gerar uma renda extra. Contudo, produtos de informática, telefonia e mesmo roupas podem ser comercializados de maneira independente.

Dia do Vigilante

Dia do Vigilante é comemorado anualmente em 20 de junho. Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que se dedicam a proteger e vigiar propriedades públicas e privadas, com o intuito de evitar vandalizações e garantir a segurança do ambiente. No Brasil, os profissionais vigilantes estão amparados e são representados através da Confederação Nacional de Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV).

O Dia do Vigilante foi criado na mesma data em que foi sancionada a Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983, que regulariza esta profissão no Brasil. Historicamente, a profissão de vigilante como é conhecida atualmente teria surgido em meados do século XIX nos Estados Unidos.

No entanto, as empresas responsáveis em treinar e oferecer esse tipo de serviço só apareceram no Brasil na década de 1960, com o crescimento das instituições financeiras no país. Atualmente, para desempenhar a função de vigilante no Brasil, o profissional deve possuir um curso de formação e a Carteira Nacional de Vigilante.

Compartilhe via: