Web Analytics
21 de junho de 2022

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

21 DE JUNHO – Dia Internacional do Aperto de Mão, Dia do Intelectual.

21 de junho é o 172.º (centésimo septuagésimo segundo) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 193 dias para acabar o ano de 2022.

É o dia do solstício de junho, quando começa o verão no hemisfério norte e o inverno no hemisfério sul. Portanto, é o dia mais longo e a noite mais curta no hemisfério norte e o dia mais curto e a noite mais longa no hemisfério sul.

Dia do Aperto de Mão

O Dia do Aperto de Mão é comemorado internacionalmente em 21 de junho. Um gesto que pode valer mais do que mil palavras! O aperto de mão é um dos símbolos corporais sociais mais utilizados em diversas culturas ocidentais, e representa um sinal de concordância e união entre duas pessoas.

Por isso, há apertos de mão que ficam para a história, tal como foi o do presidente Donald Trump, dos EUA, e Kim Jong Un, líder da Coreia do Norte, no dia 12 de junho de 2018 em Singapura. Considerado um dos cumprimentos humanos mais antigos, o aperto de mão representa um sinal de paz e, de acordo com a cultura, costuma ser mais utilizado entre os homens.

Origem do aperto de mão – Segundo a simbologia deste gesto, acredita-se que era usado para indicar que a pessoa não carregava uma arma consigo e que estava se apresentando com total confiança e amizade.

Como não era comum as mulheres primitivas carregarem armas, assim como os homens, o hábito de estender as mãos em sinal de paz não se desenvolveu entre elas inicialmente. O Dia Internacional do Aperto de Mão foi criado para reforçar as relações sociais, de cordialidade e respeito entre as pessoas.

Dia do Intelectual

O Dia do Intelectual é celebrado anualmente em 21 de junho. Esta data é uma homenagem a todas as pessoas que se dedicam ao ato de criação, imaginação, pensamento e reflexão sobre os mais diversos temas recorrentes da vida e do universo.

Normalmente, os intelectuais são indivíduos com um elevado senso crítico, mas não significa que são gênios, por exemplo. O intelectual é aquele que consegue refletir a partir de diferentes prismas.

O principal objetivo desta data é focar a atenção na importância da formação de profissionais e cidadãos intelectualizados, ou seja, com a criticidade necessária para questionar e debater temas inerentes à vida em sociedade, por exemplo.

No dia 21 de junho ainda se comemora o Dia do Mídia, uma data que celebra todos os profissionais ligados à comunicação. Aliás, para poder transmitir conteúdos de qualidade e atuarem como legítimos “formadores de opinião”, os profissionais que trabalham com a mídia devem exercer o pensamento crítico e verdadeiramente intelectualizado.

Compartilhe via: