Web Analytics
23 de junho de 2022

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

21 DE JUNHO – Dia do Lavrador, Dia Internacional do Atleta Olímpico.

23 de junho é o 174.º (centésimo septuagésimo quarto) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 191 dias para acabar o ano de 2022. 

Dia do Lavrador

O Dia do Lavrador é celerado anualmente dia 23 de junho. Esta data homenageia aquele que cultiva o solo, arando, adubando e semeando para que este produza alimentos que serão consumidos por toda população. A profissão surge desde que o homem primitivo se fixou na terra e começou a produzir seu próprio alimento, ao invés de ficar vagando nômade.

A palavra vem do latim labora, a qual traduzimos como trabalhar em português, e segue indicando aquele que trabalha diretamente com a terra, onde começa o ciclo da vida e do qual o meio urbano depende diretamente.

Embora o campo esteja extremamente mecanizado atualmente, este profissional é extremamente importante porque conhece o meio rural onde está inserido e assim, pode realizar bem o seu ofício. Igualmente, nas áreas mais pobres, onde o cultivo ainda é realizado de maneira manual, o lavrador é uma figura importantíssima.

“Quando o sol nasce e nós ainda estamos deitados em nossa cama quentinha, mas tem gente que mesmo antes do sol já está na labuta. Para muitos lavradores não há feriado e nem finais de semana, pois o cultivo não escolhe dia e nem hora. Parabéns pelo seu dia!”

Dia do Atleta Olímpico

O Dia do Atleta Olímpico é celebrado anualmente em 23 de junho. Esta data homenageia a todos os atletas que se dedicam com muito treino a participar dos esportes olímpicos. Empenho, esforço físico e psicológico, além de muita disciplina são fundamentais para o sucesso desses atletas. Nesta mesma data também se celebra o chamado Dia Olímpico, lembrando a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 23 de junho de 1894, em Paris, por iniciativa do Barão Pierre de Coubertin.

Atualmente, de acordo com a lista oficial do COI, existem 42 esportes olímpicos, que são: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Boxe, Canoagem Slalom, Canoagem Velocidade, Ciclismo BMX, Ciclismo Estrada, Ciclismo de Pista, Ciclismo Mountain Bike, Esgrima, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica de Trampolim, Ginástica Rítmica, Golfe, Handebol, Hipismo, Hóquei sobre Grama, Judô, Levantamento de Peso, Luta Olímpica, Maratonas Aquáticas, Nado Sincronizado, Natação, Pentatlo Moderno, Polo Aquático, Remo, Rugby de 7, Saltos Ornamentais, Taekwondo, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Triatlo, Tênis, Tênis de Mesa, Vela, Voleibol, Vôlei de Praia.

Normalmente, para celebrar o Dia Olímpico e o Dia do Atleta Olímpico, comemora-se a Semana Olímpica, um período em que diversas atividades esportivas são realizadas para promover a cultura do esporte olímpico. No Brasil, esses eventos são organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Compartilhe via: