Web Analytics
23 de junho de 2022

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

VIVA SÃO JOÃO! – A véspera do dia de São João será comemorada em família em Macarani.

Hoje dia 23 de junho é véspera do Dia de São João Batista, o mensageiro da vinda de Cristo. E é hoje que a tradição de acender a fogueira é mais efetiva especialmente nas localidades onde não terá atração nas praças e logradouros públicos. Logo: hoje é dia de reunir os amigos, chamar os vizinhos, juntar a família em torno da fogueira e fazer a festa em casa.

E Macarani neste sentido, ainda guarda muito desta tradição milenar e até por isso mesmo a Prefeita Selma decidiu iniciar os festejos oficiais amanhã dia 24 de junho o Dia de São João. O que serve também para fugir da concorrência com as festas da região em cidades como Itapetinga, Itororó, Ibicuí entre outras.

Mas, você sabe a origem da fogueira de São João?
Para os católicos, a fogueira é símbolo de um acordo entre as primas Maria e Isabel. Numa tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora (Maria) e aproveitou para contar-lhe que, em breve, iria nascer seu filho. Ele se chamaria João Batista. Nossa Senhora queria ficar informada sobre o nascimento e perguntou: – Como poderei saber do nascimento do garoto? “Acenderei uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que Joãozinho nasceu. Mandarei, também, erguer um mastro, com uma boneca sobre ele.” Respondeu Isabel a Maria.

A promessa foi cumprida e, um dia, Nossa Senhora viu uma fumacinha e depois umas chamas bem vermelhas. Dirigiu-se para a casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia 24 de junho. Começou, assim, a ser festejado São João – com mastro, fogueira, foguetes, balões, danças, etc.

Falando nisso: a Prefeitura divulgou as atrações que estarão se apresentando amanhã dia 24 no primeiro dia de festas no Largo São Pedro.

24/06/2022

Marcos Levy

Os Mestres do Ceará

Muriel Lima

O Chefe do Piseiro

Sandoval Silveira

Compartilhe via: