Web Analytics
4 de agosto de 2022

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

FIM DAS SAIDINHAS – Regalia de presos estão com os dias contados – Estudante é preso ostentando arma de fogo em colégio de V. da Conquista – Dupla Rouba carro mas é parada pela PM. Leia a Ronda.

Jogando Duro – Câmara aprova fim das saídas temporárias de presos. A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) o projeto que acaba com saídas temporárias de presos dos estabelecimentos prisionais. A matéria segue para análise do Senado.

A proposta teve origem no Senado e previa apenas que as saídas temporárias fossem limitadas. No entanto, ao tramitar na Câmara, deputados decidiram extinguir o benefício. O texto aprovado prevê a revogação de todas as possibilidades de saída, que atualmente estão disponíveis para condenados em regime semiaberto, como visita à família durante feriados, frequência a cursos e participação em atividades.

Para o relator, Capitão Derrite (PL-SP), a existência do benefício da saída temporária burla a própria lei penal, ao frustrar a proporcionalidade no cumprimento da pena. Além disso, ele destacou que muitos presos não retornam ao sistema prisional após a saída.

“A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo informou que na passagem de 2021 para 2022, 1.628 presos que deixaram as penitenciárias do estado, durante a chamada ‘saidinha temporária de fim de ano’, não retornaram ao sistema prisional paulista.” Argumentou o deputado.

O texto aprovado também obriga a realização de exame criminológico, como requisito para a progressão de regime e para a autorização de regime semiaberto. A análise deverá comprovar que o detento tem condições de se adaptar ao novo regime com autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade.

Capitão Derrite.

“O exame criminológico consistente na emissão de um parecer técnico de uma equipe multidisciplinar, constitui ferramenta muito mais efetiva para aferir a capacidade do condenado de adaptar-se ou não a regime menos rigoroso do que uma constatação de boa conduta carcerária comprovada apenas pelo diretor do estabelecimento, tal qual é previsto pela legislação vigente”, argumentou o relator.

Em Vitória da Conquista – Estudante de 19 anos foi preso com arma de fogo em colégio

Por determinação do CICOM, a guarnição embarcada na noite desta quarta-feira foi deslocada para verificar uma situação de porte ilegal de arma de fogo no Guarani. A denúncia anônima informava que um aluno estaria no interior do colégio exibindo e manuseando uma arma.

Imagem ilustrativa

Prontamente, a guarnição foi até o local e visualizou no corredor da escola um indivíduo com as mesmas características passadas. Diante disso, foi feita a busca pessoal e encontrado em sua cintura um revólver com seis(6) munições intactas. Foi dada a voz de prisão e o nacional de 19 anos foi conduzido incólume ao DISEP.

FONTE: ASCOM – 77ª CIPM

Dupla criminosa furta carro em Camacan mas é presa pela PM em Santa Luzia

Em Santa Luzia, no sul da Bahia, policiais militares da 62 ª CIPM prenderam uma dupla criminosa que havia, horas antes, furtado um automóvel na vizinha cidade de Camacan.

De acordo com informações policiais, Mateus Costa do Nascimento e Wemerson Viana dos Santos, vulgo Zé Pequeno, são velhos conhecidos da Justiça, ambos com passagens anteriores pela polícia, por crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, por exemplo.

Nesta última ocasião, a dupla furtou um Chevrolet Celta em Camacan e pretendia realizar assaltos em Santa Luzia, mas foi interceptada e detida pela guarnição militar.

Compartilhe via: