Web Analytics
30 de abril de 2024

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

ELEIÇÕES SOBRE NOVA DIREÇÃO – Cerimônia em Salvador marca início de nova gestão no TRE-BA.

O desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto assumiu, nesta segunda-feira (29), a presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em uma cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em Salvador. O evento contou com a presença destacada do governador Jerônimo Rodrigues, que enfatizou o papel fundamental do TRE-BA na proteção da democracia.  “Respeitar a institucionalidade do TRE é fundamental, para garantir a democracia do voto, a democracia eleitoral. Hoje estou aqui para prestigiar e desejar sucesso ao desembargador Abelardo, e disponibilizar a colaboração do Estado na sua gestão”, enfatizou Jerônimo Rodrigues

O desembargador Abelardo da Matta, com vasta experiência na magistratura baiana, assume a presidência do TRE-BA com a responsabilidade de conduzir a segunda instância do poder judiciário no estado, em sua competência eleitoral. Em seu discurso de posse, o desembargador destacou a importância do cargo e suas expectativas para o mandato à frente do Tribunal. “É uma honra e um compromisso assumir a presidência do TRE-BA. Pretendo fortalecer a democracia e zelar pela lisura dos processos eleitorais em nosso estado, garantindo assim a confiança da sociedade na Justiça Eleitoral.”

Perfil do novo predente – Abelardo da Matta possui uma sólida formação acadêmica e vasta experiência na magistratura. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, em 1984, prosseguiu seus estudos com especializações em Processo, Direito Penal e Processo Penal, concluindo um mestrado em Segurança Pública, Justiça e Cidadania em 2015. Sua carreira como juiz teve início em 1989, atuando em diversas Comarcas do interior baiano antes de chegar à capital em 1997.

Ao longo de sua trajetória, ocupou cargos importantes, como juiz titular da 8ª Vara Criminal, assessor da Presidência do TJ-BA e ouvidor-geral do TJBA entre 2000 e 2002. Também atuou como juiz auxiliar da Corregedoria das Comarcas do Interior. Abelardo da Matta foi empossado como membro efetivo da Corte do TRE-BA em abril de 2023, assumindo os cargos de vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral para o biênio 2023-2025. Sua trajetória profissional e acadêmica o credenciam como uma figura de destaque no sistema judiciário baiano, agora assumindo a presidência do TRE-BA, em um momento crucial para a democracia do estado.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA

Compartilhe via: