Web Analytics
3 de abril de 2024

REVISTA GERAL BAHIA

INFORMAÇÃO COM CREDIBILIDADE

PARABÉNS MACARANI – Nós Também Fazemos Parte Dessa História! 80 ANOS DE LUTAS E GLÓRIAS!

E finalmente chegou o grande dia! Dia em que essa maravilhosa senhora comemora 80 anos de existência oficial como Município. E nada melhor que conhecermos um pouco da sua História para homenagearmos nossa jovem octogenária.

O nome Macarani significa Gruta dos Índios. Segundo a história a região era habitada primariamente pelos índios antropófagos, os caranis, do grupo dos Botocudos. A história do município se relaciona à do município de Vitória da Conquista, de onde foi emancipado o Município de Encruzilhada, Macarani era distrito de Encruzilhada, desmembrando-se deste em 1944. Antes deste mesmo ano, devido ao poder político, Macarani chegou a ser sede deste município. O primeiro interventor, assim que emancipado, foi João Saliba, que tomou posse em 3 de abril de 1944 até 1945, sendo substituído por Athanásio da Silva Neto, que governou até 1950.

Muita gente contribuiu para a fundação do município, entre essas pessoas, pode-se destacar: Joviniano Neres de Carvalho, Antônio Caires Pinheiro  e Damásio Ferreira, que juntos fundaram o Arraial de Macarani e oficializaram a escritura do terreno na cidade de Itambé, que naquela época era conhecida também como Verruga. Essas personalidades são consideradas como os pioneiros quando da criação do município de Macarani, além do seu fundador, Joaquim Dagno. A primeira casa foi edificada no atual largo São Pedro.

Macarani é uma cidade de lindas cachoeiras localizadas em uma região denominada “Rio Bonito”. Muitas montanhas, e água cristalina. O rally de motos é um esporte muito praticado nesta região por turistas do sudoeste baiano. Um patrimônio símbolo e histórico de Macarani. Uma cidade bem arborizada.

A economia do município é baseada na agropecuária, representada pela criação de gado de corte e leiteiro, que foi alavancada pelo investimento do Banco do Brasil no final da década de 1970, até então, a maioria da população era empregada pela prefeitura. Por algum tempo, permaneceu na cidade uma fábrica da Nestlé (período não informado), mas foi desativada. No ano de 1998, foi instalada uma fábrica de calçados da Azaleia, que fechou no final de 2012, porém, em 2015, se instalou na cidade, no mesmo local onde funcionou a Azaleia, a fábrica de calçados Bárbara Krás (atual Villa Rosa), a terceira a ser instalada no Estado. Macarani tem 3 distritos: Itabaí, Vila das Graças e Vila Isabel.

E tem atualmente como gestora a Prefeita Selma Souto, primeira mulher eleita prefeita na História da cidade desde sua emancipação política.

Compartilhe via: